Skip to content

Lembranças da Rio +20

June 27, 2012

Foram dias agitados aqui na Cidade Maravilhosa. A Rio +20, que terminou na última sexta, trouxe chefes de estados de todo o mundo, ONGs e cidadãos comuns para discutir e pensar em soluções para um planeta mais sustentável. Vários eventos aconteceram paralelamente ao encontro. Vimos muitas crianças envolvidas nessas ações.

A exposição Humanidade 2012 aconteceu no Forte de Copacabana. Foi um sucesso absoluto, com longas filas durante todos os dias. O objetivo era tratar da sustentabilidade de maneira lúdica e interativa. Em nove salas podíamos refletir sobre a biodiversidade, a diversidade humana e a natureza. A Capela Espaço da Humanidade, centro do projeto, contava com a lindíssima biblioteca recheada de livros novinhos e selecionados por importantes personalidades. Ao final da exposição, os títulos foram doados para as UPPs. Havia ainda o Jardim dos Encontros, com a bandeira de todos os países, e o Terraço do Olhar, onde desfrutávamos da linda vista para a praia de Copacabana. Pura contemplação.

Na Cúpula do Povos, no Aterro do Flamengo, uma série de manifestações aconteceram. A criançada dançava ao som de ritmos regionais. Hare krishnas, índios, budistas, africanos e jovens estudantes se misturavam e mostravam a integração do mundo. Dividiam ideias, discutiam soluções e conviviam em harmonia.

Conseguimos visitar também o Rainbow Warrior, um dos três navios do Greenpeace espalhados pelo mundo, que ficou no Cais do Porto. Batemos um papo muito especial com o finlandês Martti Leinonen, segundo comandante da embarcação, que nos mostrou como funciona o sistema de transformação da água do mar em água potável, como os lixos são tratados antes de serem descartados e vários vídeos de ações bacanas deles pelo mundo. Curtimos o clima do lounge do navio, onde os ativistas se integram com os voluntários de várias regiões do país.

A Rio +20 gerou muitas polêmicas sobre as mudanças na rotina da cidade, sobre sua efetividade e principalmente sobre o acordo final. Há vinte anos estivemos na Eco 92. Envolvidos com o movimento, hoje percebemos o mundo de uma forma mais “respeitosa”. Acreditamos que todas as ações que movimentaram o Rio de Janeiro nos últimos dias ficarão na memória dos pequenos e contribuirão para a criação de uma nova relação com o mundo.

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: