Skip to content

As irmãs da Pepe e Nina

October 23, 2012

Duas irmãs nascidas na Bahia, mas que vivem em Niterói. Uma é desapego total, cidadã do mundo e só conseguiu ser ancorada aqui quando a caçula “mais certinha” resolveu entrar no negócio. Alessandra e Luciana Sampaio, a mais nova, intercalam terra e ar, uma puxa a outra. Não é papo de astrologia. Embora, a gente consiga ter altas conversas com essas duas lindas sobre qualquer assunto, com a melhor das vibes. Elas (ainda) não têm filhos. Mas têm um olhar bastante especial para o universo dos bebês, das crianças e de seus pais, e assim criaram uma marca de acessórios infantis, a Pepe e Nina. Nos produtos da grife, percebemos como elas enxergam o mundo dos pequenos: através das cores, das texturas, dos materiais e de muitas misturas. O que essas baianas têm? Têm bossa, têm gana e têm amor pelo que fazem. Confira abaixo nosso bate papo com a Alê.

De onde veio a ideia do nome Pepe & Nina?

O nome surgiu de um sonho, literalmente. Eu sonhei com o Pepe e a Nina, os personagens surgiram nítidos, exatamente como são, incluindo os detalhes. Esses personagens já nasceram vivos, com alma, e seus nomes estavam lá, como se já existissem.

De onde surgiu a ideia de criar bolsas de maternidade e bolsas infantis já que vocês não têm filhos?

Já trabalho com bolsas há mais de dez anos, antes da Pepe e Nina fazia bolsas femininas, a Duas Mulheres. Sempre gostei da mistura de materiais e de cores em acessórios. Amo bolsas alegres e descoladas, aliás, esse estilo mais alegre e colorido tem tudo a ver com moda infantil. Um dia, minha cunhada ficou grávida e me pediu para fazer uma bolsa para ela e para o bebê, e, ao mesmo tempo, minha irmã percebeu, nas andanças para comprar o enxoval do nosso sobrinho, que o mercado de acessórios infantis poderia ser muito interessante. Fiz, então, a primeira bolsa, e a repercussão foi ótima. Assim decidi entrar de vez no setor e me apaixonei de cara. Isso foi há três anos. A demanda aumentou, e minha irmã virou sócia. Trabalhar com moda infantil é um presente, nós gostamos muito do que fazemos.

Vocês acreditam que o fato de não serem mães, não estarem imersas no universo das fraldas traga um olhar diferente para a criação de seus produtos?

Acho que por um lado sim, porque isso nos faz ouvir atentamente o quê os nossos clientes realmente querem, e tentamos transpor as sugestões para nossas coleções. Anotamos as melhores ideias, misturamos aqui e ali, buscamos as melhores soluções possíveis com relação ao design, a praticidade e a durabilidade. Esse contato é muito legal para nós, a proximidade com os clientes facilita nosso entendimento sobre quais escolhas fazer. Também tiramos algumas “casquinhas” de nossos sobrinhos. Usamos suas bolsas quando saímos com eles, para vivenciar um pouco esse universo. Mas acredito que a experiência de ser mãe nos daria um olhar mais apurado para o nosso trabalho.

Alessandra, como foi ser selecionada para o projeto “10 mil mulheres empreendedoras”? Conte um pouco sobre isso.

Foi bárbaro, me renovou. Ter um negócio é bem complexo, exige muita dedicação, conhecimento e disciplina, além de um pouco de sorte. Investimento em boa formação é fundamental, amplia a sua visão, te profissionaliza, aumenta sua rede de contatos. Quando fui selecionada fiquei muito feliz por ter acesso a uma proposta tão transformadora. Enquanto estudava, ainda pude realizar um sonho de consumo, receber consultoria para nos ajudar em nossos pontos críticos. Além de aprender sobre assuntos muito relevantes a qualquer negócio, receber orientação de professores experientes e atuantes no mercado. Ainda ocorreu uma visita de avaliação em nossa empresa e um acompanhamento da evolução da marca durante e após o projeto. Um luxo! Um projeto encantador.

Além de ter sido selecionada para o projeto, a Pepe & Nina ainda teve seu negócio e projeto escolhidos como os três melhores do Rio de Janeiro. Como isso se reflete na empresa?

Um grande incentivo para nós, pois a qualidade dos profissionais envolvidos nessa escolha é incrível. São professores que também trabalham como consultores e empresários. Time de primeira! Aprendi muito, fiquei mais consciente sobre nossas possibilidades e limitações, mais tranquila com os perrengues. Me sinto mais focada e menos ingênua. Cresci como empresária. É um processo contínuo de evolução pessoal e profissional, são coisas que andam juntas e, certamente, refletem de forma positiva e poderosa na empresa.

Uma marca de acessórios precisa seguir as estações como Primavera/Verão e Outono/Inverno? Como vocês apresentam os novos produtos? Com qual periodicidade lançam novidades?

Nós não seguimos as tendências, nem estações. É claro que estamos limitadas aos materiais que o mercado apresenta, mas sempre buscamos um elemento que dê um toque original em nossas criações. Desenvolvemos alguns materiais exclusivos e pesquisamos sempre novos fornecedores. Somos inquietas e gostamos de renovação constante. Nossas coleções são apresentadas ao mercado com certa constância, em eventos voltados para moda infantil, em alguns showroons e pela internet. Estamos em contato direto com clientes, e isso nos dá um retorno bem rápido com relação a várias questões. A periodicidade com que lançamos produtos varia entre quatro e seis meses (lançamos uma família de bolsas de no mínimo três modelos por vez). Para peças menores, como nécessaires, pastinhas e acessórios de cabelo, o prazo de lançamento é mais curto, de dois a três meses.

O que podemos esperar da Pepe & Nina para os próximos meses? Quais os planos para a marca?

Temos planos mirabolantes! Alguns estarão em prática em breve, outros precisarão amadurecer mais. Queremos aumentar nossa variedade de produtos. Amamos muitos tipos de acessórios, não só bolsas e pequenos utilitários. Há muita coisa bacana que pode ser feita. Também adoramos decoração, e produzir algo do tipo seria um prazer. Estamos nos preparando para novas parcerias com outras marcas infantis e trabalharemos com um portfólio de brindes-acessórios para empresas e eventos.É um fluxo, as ações vão se linkando. E a vontade de crescer é enorme!

4 Comments leave one →
  1. October 25, 2012 8:47 pm

    Parabéns, meninas! Apesar de ter filhos grandinhos, curto muito os produtos de vcs. Para dizer a verdade, tenho bolsas que faço uso de tão lindas que são!rsrs
    Beijocas

    • October 25, 2012 9:18 pm

      Obrigada Rê.
      Comentários assim são um deleite!
      E espere prá ver, ano q vem teremos uma linha feminina também.
      Bj grande

  2. Diana permalink
    October 28, 2012 1:33 pm

    Conheci as coisas da Pepe e Nina na Feira de Gestantes quando estava grávida, e virei fã não só dos produtos lindos como da Alessandra, que é simpática, extrovertida e prática nas dicas que passa aos clientes.
    Parabéns Alessandra!
    Beijos

    • October 28, 2012 7:36 pm

      Obrigada pelo carinhoso comentário Diana!
      Muito bom quando lemos mensagens assim, recarrega as energias.
      Um grande beijo prá vc, Diana!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: