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Czesiociuch

May 30, 2013

A moda e o design do Leste Europeu vêm ganhando prestígio internacional já tem um tempinho. Caracterizados pelas modelagens e pelas estampas geométricas, diversas marcas orientais estão ganhando as vitrines de lojas antenadas em cidades como Londres, Berlim e Zurique.

Tal pai, tal filho. Pesquisando esse universo ainda não mundo desbravado aqui no Novo Mundo, descobrimos a Czesiociuch, uma marca polonesa que tem uma filosofia única e caráter forte.

Czesiociuch

Para o músico Czeslaw Mozil e para a stylist e designer Dorota Zielinska, fundadores da Czesiociuch (já conseguiu pronunciar?), uma criança é um ser humano independente, somente um pouco menor. Assim, eles não acreditam em looks que enfatizem o clichê infantil, como rosas e azuis, conjuntinhos combinandinho para irmãos, ou prints de personagens, de dinossauros ou de gatinhos.  Em suma, pregam que estereótipos são injustos, e causam perda de identidade.

Czesiociuch

Assim, as coleções da Czesiociuch são cheias de peças fluidas, soltas, com colorações sóbrias e estampas frugais. Com essa descrição, a gente acaba pensando que parece coisa de adulto, mas não é. Antes de serem mandadas para a produção, todas as pilotos são testadas em caixas de areia,  carpetes ou jardins  e quintais – quer teste de qualidade mais adequado? E eles garantem receber e-mails de papais e mamães bem satisfeitos, contando que seus filhotes não tiram a roupa nem para dormir. Aprovado!

Czesiociuch

Algumas questões na Polônia ainda são tão polêmicas como para nós aqui no Brasil, como sexualidade, homossexualismo e divórcio.  E numa tentativa de quebrar o tabu que assombra tantas crianças, a Czesiociuch lançou uma linha especial, a HumanKidz Collection, que nada mais é que uma série de camisetas com silks gráficos que retratam esses temas de uma forma infantil, tudo criado em parceria com a Dots and Dashes (Kropki Kreski).

HumanKidz

HumanKidz

 Dá gosto de ver gente bacana fazendo de uma marca, uma filosofia de vida!

DA GRINGA: Natalia Gemperli é formada em Moda pela UVA e Mestre em Design/Trends pela University of the Arts Zürich. Após 4 anos na Suíça, voltou ao Brasil em 2011 e hoje atua como pesquisadora de tendências de moda e design, além de ter um pezinho no marketing de moda e nas mídias sociais.  Em 2012, esteve em Nova Iorque por 5 meses e passou por empresas como PSFK e Stylesight. Acredita que o imaginário infantil é fonte inesgotável de inspiração, sendo a moda e o design para crianças suas duas grandes paixões.

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