Skip to content

#fontedajuventude : Precisamos falar sobre alimentação infantil

November 28, 2015

Faz tempo que você não lê nada por aqui. Eu sei. Uma das coisas mais legais que o Bloguinho me proporcionou foi me colocar em contato com projetos e causas importantes. E é por isso que retomo esse espaço.

Ontem, fez um dia lindo aqui no Rio e, mesmo sendo carioca da gema, nunca tinha subido o Morro do Vidigal. Fui de van com uma galera importante, gente que tem programa de TV sobre alimentação infantil, dona do Ateliê das Ideias (escola de culinária pra criança), gerente da PepsiCo, Eliane (1001 Roteirinhos), chefs de cozinhas, responsáveis por fundações e coisa e tal.

Chegando lá no alto, depois do marco da UPP, damos de cara prum visual incrível da nossa cidade: Ipanema, Leblon, Lagoa. Queixo cai. Meu coração já batia mais rápido nessa hora porque além da caminhada (tô fora de forma física) eu ia conhecer o Vik Muniz e seu projeto, a Escola Vidigal. A nossa cidade vista de cima era, como dizem os jogadores de futebol, um “plus a mais”. E que plus, minha gentchy!

3a5789fe-2a48-4819-8d3a-75ef3085b6e2

Vik Muniz + criançada linda + buffet com várias comidinhas saborosas e coloridas + um painel com a imagem-texto “Fonte da Juventude”. Sabia que era a apresentação de um projeto do Novos Urbanos, que era sobre hábitos alimentares, mas só.

03aefae4-ec03-4a91-a2c8-34a1f2ebbce9

Era gente que não parava de chegar. Tirei foto com Vik (sempre há pausa pra tietagem na vida) e um vídeo muito bacana começa a rodar.  Muito bacana no sentido de produção, de ideia e tals. O conteúdo, alarmante. São estatísticas bem feias que eu não dava conta. Taí na imagem.

Captura de tela 2015-11-28 00.05.58

1/4 da população infantil brasileira está subnutrida e com sobrepeso. Outros números assustadores mostram que essa geração de crianças pode vir a viver menos do que a gente e ter 19 anos de vida com doença.

Beleza. Temos um problemão aí. Mas o que um artista plástico tem a ver com isso? Vik Muniz é embaixador da Unicef, um grande formador de opinião. Sua arte vai da galeria, passa por capa de CD e para na entrada da novela das 21h da Globo. É um cara com uma trajetória fantástica (assista ao “Lixo Extraordinário” assim que puder). E como ele disse no lançamento da campanha ontem, mais importante do que o material utilizado para criar o seu trabalho (no caso dele, ficou conhecido por usar chocolate, sucata e tudo mais para seus quadros) é o quanto a sua arte comunica. Porque ela tem que falar com a minha mãe, com o meu porteiro, com a dona da galeria de arte, enfim.

Vik junto com as crianças da Escola Vidigal desenvolveu a #fontedajuventude, letras criadas a partir de alimentos in natura(frutas, legumes e verduras) cujos nomes se iniciam com as letras do alfabeto. Esse abecedário pode ser usado por empresas e pessoas que queiram se engajar neste debate sobre alimentação. É uma forma divertida de estimular uma alimentação com mais frutas, legumes e verduras.Captura de tela 2015-11-27 23.51.53

Depois que o vídeo foi exibido, ganhei uma camiseta com a inicial do meu nome. A peça é produzida pela Reserva e a partir do dia 08/12 poderá ser adquirida. A verba das vendas do produto será 100% destinada ao CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional).

Essa ação é só um começo de uma luta séria que temos pela frente. Embora eu esteja há um ano e meio trabalhando com o universo da culinária infantil, não tinha ideia desses dados.

Tá. E o que eu posso fazer além de contribuir financeiramente com a campanha? Você pode compartilhar o vídeo da causa nas redes sociais. A primeira é meta é impactar um milhão de pessoas com ele e com a #fontedajuventude. Mas e além disso? Bem, eu estou aqui te contando isso, te dando essa notícia péssima (foi mal aê). Eu lembrei da filha da moça que limpa a minha casa que se alimenta de miojo e de pastel do china da esquina. Pensei que tenho que dar um toque nela (na mãe, óbvio). Lembrei da Bela Gil que quer chamar o filho de Jiló. Que chame! A moça tem tanto hater nas redes que acredito que eles são os divulgadores mais fortes do trabalho que ela faz pelo bem da alimentação. Taí o segundo livro dela bombando. Pensei numa pauta para o próximo encontro com os meus afilhados, vou falar como é legal o meu cliente que é uma escola de culinária, quantas crianças transformam legumes e verduras em receitas deliciosas.

Captura de tela 2015-11-28 00.56.18

Nesse meio tempo de texto longo (tô fora de forma pra escrever também e me demorei, sorry!), você deve ter pensado em alguma coisa também. Que devia comer aquela caponata de berinjela junto com o seu filho, e não só quando recebesse visitas em casa. Que levá-lo ao hortifruti e ao supermercado e apresentar um mundo de alimentos para ele pode ser uma forma de divertida de dar conta dessa função e fazer com que ele se sinta mais integrado com as responsabilidades de casa. Preparar uma receita junto com ele, mesmo que você não saiba cozinhar, vocês podem aprender isso juntos – e o youtube taí com vídeos mara. Também pode ser legal ter ervas e temperos em casa e deixar a criança responsável em cuidar deles.

Cara, tem muita coisinha pequenininha assim que dá pra fazer. Coisa pra ficar na memória afetiva da turma e educar mesmo. Enquanto isso, você pode falar desse vídeo pra mãe do amiguinho da turma da sua filha, pra sua chefe, pro seu dentista. É pra espalhar pra geral. Porque precisamos falar sobre alimentação infantil e precisamos mudar esse quadro. Todos juntos. Depois a gente até comemora com churrasco de melancia. Porque seguimos de bom humor, sem perder a piada!

Todas as infos sobre essa campanha linda estão em  www.fontedajuventude.info

E fica aqui a promessa, euzinha tô obesa e já tô engajada na minha campanha em prol da criançada brasileira e em prol do meu corpitcho e da minha saúde de volta.

Um beijo! (porque eu tava com saudade disso aqui)

 

 

 

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: